O atual secretário de Geraldo Alckmin José Renato Nalini, serà mais um dogmático? Ou quer mostrar a verdade que há nas escolas onde sempre houve intolerância religiosa, mesmo alegando razões mais forte a favor de maior ampliação da moral e sugerindo o resgate dos valores da família e da Igreja. Bem vamos lá o que rege o Direito de Cátedra.
Assim o Professor não precisa se omitir e proferir sua crença ou não, ateu idem fica mais franco e honesto o posicionamento do professor
É bom que mostrar como nossa sosociedade existe sim a intolerância, não igual da Europa, mas escondido na maledicência.
A liberdadede cátedra ou liberdade acadêmica é um principio que assegura
a liberdade de
aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento,
a arte e
o saber.
Tem como
finalidade a garantia do pluralismo de idéias e concepções no ensino,
especialmente o universitário, bem como a autonomia didático-científica.
Permite que os docentes expressem, com relação à matéria ensinada, suas
próprias convicções e pontos de vista, sem que haja a imposição de um único
critério metodológico ou didático, quando haja vários reconhecidos
cientificamente.
Atualmente a
expressão liberdade de cátedra foi substituída por liberdade de
ensino e aprendizagem, a liberdade de cátedra se limitava apenas ao
professor.
Agora com essa
nova expressão ela engloba tanto o professor que transmite o conhecimento, o
aluno que é quem recebe o conhecimento e trás também a capacidade de adquirir o
conhecimento por si só que é a pesquisa, ou seja, a liberdade de aprender,
liberdade de ensinar e liberdade de pesquisar.
A liberdade de
cátedra não ampara as manifestações ideológicas que desrespeitem a liberdade de
consciência dos alunos e que não tenham correlação com a matéria ensinada. Isto
é, trata-se de um âmbito diferente daquele abrangido pela liberdade de expressão ao colocar o
secretário a igreja como sustentáculo do ensino, ele é mais um mecenas carismático e
aumentaremos ainda mais as dogmatizações.
Essa liberdade
ao mesmo tempo em que assegura os professores para a transmissão do
conhecimento da forma que achar melhor, e o centralismo dos planos do currículo
baseado num núcleo de matérias para todo o Brasil é uma afronta aos
professores.
Ele não
consegue pelo Direito de Cátedra uma metodologia que melhor se encaixe na sua
disciplina os alunos também passam também a não ter autonomia e reclamam quando
o professor não entra neste núcleo.
Professor
passou a ser um especialista de algo que
veio de cima por um “especialista”,
Um aumento
substancial nos salários atrairia muita mais gente satisfeita, por exemplo,
este Juiz não está feliz com seu salário, senão certamente não seria Juiz ele buscou
o melhor curso para ganhar dinheiro e uma vovocação para ser juiz.
Mas aqui, no Brasil há uma grande confusão da interferência
do governo, mesmo que o governo podasse abarcar em si mesmo, em cada setor,
toda a capacidade intelectual mais eminente e todo talento ativo da, mem mesmo
assim seria menos desejável deixar que grande parte dos negócios da sociedade
seja conduzida pelas pessoas diretamente interessadas.
Pelo visto o Secretario, não acha que a educação
da pratica da vida e constitui que religião
é mais importante, ainda estaríamos
nos anos 1400, a educação é um componente essencial da formação e pratica de um
povo; sem, o livro que ele estudou que foi feito por muitos ateus e religiosos,
ele não aprende que a instrução é apenas um
das desidratações do aperfeiçoamento mental sem o dogmatismo que tanto
prejudica os relacionamentos humanos, outro, quase tão indispensável quanto
esta, é ou exercício vigoroso das energias vitais; o trabalho, o espírito
inventivo, o discernimento e ao autocontrole – e o estimulo natural para essas e
uma das maiores dificuldades da vida as dogmatizações religiosas levam a intolerância
religiosa e não deve ser confundi com o otimismo complacente, que concebe os
males da vida que as doutrinas tentam
apaziguar tornando os cidadãos menos otimista em relação a complacente e
discordante querendo que uma igreja conceba sua doutrinação, e a maioria cria dificuldades,
[e somente porque] as religiões querem ser os “ donos da verdade” de sua
doutrina, assim os alunos de certas escolas seriam um grupo que defende suas
doutrinações, ora secretario refletia mais um pouco no que fala e
desenvolvimento e um dos principais instrumentos para isso é a educação, a
educação tem como papel da sociedade o desenvolvimento da pessoa exercendo de
fato o papel da cidadania.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 assegura
essa liberdade em seu artigo 206, no trecho transcrito a seguir:
Art. 206. O
ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
...
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
...
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
O Senhor não prestou atenção, a Geraldo Alckmin
porque tanto ódio aos professores, gostaria de sabe, seu padrinho Ulisses deve
estar triste.
Esclarecendo
mais o Direito de Cátedra.
Em demostrarei uma tentativa da Institución Libre de Enseñanza (“Instituição
Livre de Ensino”), ou ILE, foi uma famosa tentativa pedagógica realizada
na Espanha,
inspirada na filosofia de Karl Christian Friedrich Krauser (krausismo)
que teve uma repercussão excepcional na vida intelectual dessa nação, na que
desempenhou um trabalho fundamental de renovação. Foi criada em 1876 por um grupo
de catedráticos (Francisco Giner de los Ríos, Gumersindo de Azcárate, Teodoro Sainz Rueda e Nicolás Salmerón, entre outros) apartados da Universidade Central
de Madrid por defender a liberdade de cátedra e recusar ajustar os
seus ensinos a qualquer dogma oficial em matéria religiosa, política ou moral.
Em conseqüência,
tiveram de prosseguir o seu trabalho educativo à margem do Estado, criando um
estabelecimento educacional privado laico, que
começou em primeiro lugar pelo ensino universitário e depois foi estendido à
educação primária e secundária.
Apoiaram o
projeto os intelectuais mais progressistas do país: Joaquín Costa, Augusto González de Linares, Hermenegildo Giner, Federico Rubio e outras
personalidades comprometidas na renovação educativa, cultural e social.
Após o início
do modelo político de Cánovas, em 1875 mediante o "Decreto Orovio", foi
suspensa a liberdade de cátedra na Espanha "se afetar negativamente
os dogmas da fé", para afiançar um
princípio integrista que via a Espanha como um projeto sustentado na vontade
divina, como defendia Cánovas. Sua aplicação afastou muitos intelectuais da
Universidade, originando a criação da Institución Libre de Enseñanza, em
1876.
A partir
de 1881 começaram
a ensinar na ILE professores formados nela (Manuel Bartolomé Cossío,
que sucederia a Giner à frente da Instituição, Ricardo Rubio, Pedro Blanco,
Ángel del Riego, José Ontañón, Pedro Jiménez-Landi, et cétera, realizando um
trabalho que consolidou o projeto e assegurou o seu futuro, de modo que até
a Guerra Civil de 1936 se tornou no
centro de uma época da cultura espanhola e na base para a introdução na Espanha de
avançadas teorias pedagógicas e científicas estrangeiras.
Assim o
testemunha a abomina de colaboradores do Boletim da Institución Libre de
Enseñanza:
A geração de 27 é, de certa forma, uma emanação
da Institución Libre de Enseñanza e obra da ILE foi também atingir a
sintonia cultural e científica com a Europa pouco antes de tudo este esforço de
modernização fora demolido pela Guerra Civil, durante a qual foram
confiscarados os seus bens e a maioria dos institucionistas teve de
marchar para o exílio, enquanto os que se ficaram tiveram de se enfrentar com a
censura, a persecução solapada ou aberta ou a desconsideração do seu trabalho,
que era considerado antinacional e anti-hispânico pelos seus detratores. Fora,
com o exílio o seu trabalho dispersou-se pela Europa e, sobretudo
Hispano-América, onde se tornou um fecundador da vida cultural daqueles países.
O influxo da
ILE foi determinante para que os poderes públicos empreendessem uma série de
reformas de que Espanha precisava nos terrenos jurídico, educacional e social.
Foram criados organismos como o Museu Pedagógico Nacional e
a Junta
para Ampliação de Estudos, cujo cometido era enviar estudantes com bolsa de
estudos para o estrangeiro.
Dela dependiam
os supracitados Centros de Estudos Históricos, o Instituto
Nacional de Ciências Físico-Naturais e aResidência de Estudantes estabelecida
na Rua Pinar de Madrid, autêntico viveiro de escritores e artistas e lugar
onde Albert Einstein deu uma das conferências que
ofereceu na sua viagem para Espanha em 1923. As tentativas de renovação
pedagógica cristalizaram de 1907 até 1936 em iniciativas pioneiras como o Instituto Escola, as colônias
escolares de vocações, a Universidade
Internacional de Verão ou as chamadas Missões pedagógicas que
agiram ao amparo daSegunda República com o fim de
divulgar a cultura entre os povos da Espanha profunda onde nunca chegara.
Após a morte
em 1915 do
seu principal inspirador, Francisco Giner de los Ríos, criou-se a fundação
que leva o seu nome a14 de Junho de 1916 com o
encarrego de velar pelo patrimônio da ILE e prosseguir a sua tarefa educadora.
De 1916 até 1936 publicou as Obras Completas de Giner.
Existem ainda
instituições educativas que, ao amparo da Fundação Giner de los Ríos, continuam
dando, com algumas variações, o modelo pedagógico da ILE. Assim, cabe destacar
o "Colégio Estudo", fundado por Jimena Menéndez Pidal, Ángeles Gasset
e Carmen García del Diestro, e que formou a conhecidos intelectuais e políticos
espanhóis, mas também os Colégios Base ou Estilo.
a Dilma com seu Patria Educadora não passa de mais uma utopia que engessa os professores, com seu núcleo básico.
Na minha
pagina do blogger tem teorias e como foi as mentiras educacionais no brasil
esta abaixo:
http://jornalomundodaexpressao.blogspot.com.br/2013/01/teoria-cognitiva-memetica.html
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