terça-feira, 10 de maio de 2016

O futuro Presidente Michel Temer já começa mal?

Ontem ficou claro como é frágil o Sistema Presidencialista brasileiro, ao ponto de um presidente interino de uma casa fazer um estrago de acordo com seu "pensamento", além de vermos como funciona a tramitação de um assunto de interesse que sempre precisa cumprir uma pauta de classificação de ordem dentro de uma sessão, a uma maldade sempre chamada "TRANCA PAUTA", deputados a toda hora pedindo palavra de ordem, visto no processo, etc.
Primeiramente, deve-se entender que o trancamento da pauta é o sobrestamento do julgamento de todos os processos legislativos em trâmite em cada uma das Casas do Congresso Nacional. Neste sentido, dispõe o art. 62 , § 6º , CF que se a Medida Provisória não for apreciada em até quarenta e cindo dias de sua publicação, entrará em regime de urgência, subsequentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional.
Não se deve confundir, pois, os prazos previstos no processo legislativo de elaboração de uma Medida Provisória, quais sejam, o prazo para a sua apreciação, que é de 60 dias, prorrogáveis por mais 60 dias e o que se refere ao trancamento da pauta, que é de 45 dias corridos, contados da edição da Medida Provisória.
Se a Medida Provisória não for apreciada em até 45 dias contados de sua publicação, ocorrerá o trancamento da pauta da Casa em que estiver tramitando, não se admitindo a votação de qualquer outra matéria antes de concluída a votação da medida provisória.
Por fim, é importante ressaltar que, mesmo trancada a pauta no 45º dia sem a apreciação da Medida Provisória, não haverá interrupção da contagem do prazo de conclusão da votação para a sua aprovação, que é de 60 dias prorrogáveis por mais 60 dias.
Assim, é possível que, mesmo trancada a pauta, ocorra a expiração do prazo para a conclusão do processo legislativo sem que o Congresso tenha apreciado a Medida Provisória, caso em que perderá a eficácia, desde a sua edição, por decurso de prazo.
(Fonte: SAVI)
A forma de governo para qualquer país determinado ser (dentro de certas condições definitivas) é passível de escolha, agora a considerar pelo que teste a escolha deve ser dirigido; Quais são as características distintivas da forma de governo melhor equipado para promover os interesses de qualquer sociedade?
O Presidencialismo que está sendo mostrando com o futuro Presidente continuara o modo operante que precisa do aval de comissões de justiças que demoram meses para julgar um caso, veja o exemplo do Senador Dulcídio do Amaral e verificações de legitimidade e aprovação de dotações orçamentárias feitas pelos por o presidente ou pelos agentes do congresso.
No Presidencialismo haverá muitas vezes uma postergação de um simples requerimento  que leva um tempo desnecessário se fosse no Parlamentarismo, neste não há comissões disto ou daquilo, informado o problema os próprios parlamentares que em uma sessão pode legitimar as atividades do Primeiro Ministro.
Com isto o planejamento de governo  se tornara rápida e sem uma ideologia utópica de como seria melhor para o país segundo suas concepções doutrinarias,  no entanto,  a maldade existe daí o Presidencialismo perde longe para o Parlamentarismo se faz novas eleições ou referendo ou plebiscito e destituição do Primeiro Ministro.
 Para Embora a bondade de um governo seja necessariamente circunscrita dentro nessa esfera, sua maldade infelizmente não é, cabe os “vícios” serem sanados o mais rapidamente possível, no caso do presidencialismo tem que passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiando a tramitação da “maldade” que torna lenta a Administração Publica.
Ora, se existência social de parlamentares capazes e com experiência precisa de ser avaliados por um grupo menor? Como se fossem crianças?
E a constituição normas e regras em que o executivo tem que passar por esta instancia também o Presidente é uma criança? Se ele tem a maioria tudo bem, senão têm que negociar “cargos” para os que o defendem para compatibilizar sua realização, assim nasce o clientelismo.
Para não falar da os efeitos indiretos, a intromissão direta das autoridades públicas como o caso do Supremo Tribunal de Justiça, de novo precisa da tutela e influência do governo sobre o bem-estar da sociedade pode ser considerada, estimado em referência para nada menos do que o conjunto dos interesses de um grupo ligado ao Presidente eleito.
Sendo assim obrigados a colocar antes de nós mesmos, como o teste de bom e mau governo, um objeto tão complexo como os interesses globais da sociedade para promover os interesses diversos, respectivamente.
Seria uma grande facilidade se pode dizer que o bem da sociedade consiste em tais e tais elementos e precisa passar por comissões e demorar os efeitos.
A teoria de governo seria, portanto construída a partir de teoremas separados dos elementos que compõem um bom estado de sociedade de um lado o presidente que fica preso às limitações e liberações de investigação como está sendo feito o impeachment. Infelizmente, para enumerar e classificar o mínimo do social o bem-estar que se classificam em separadas comissões e leis dos deputados.
Assim como pode administrar um país se cada vez que for de necessidade urgente uma mudança tem que pedir e avaliar o meio e fim do ato, seria, portanto, o presidencialismo uma criança sempre limitadas em sua ação de administração.
A classificação da ordem e progresso (que é uma fraseologia de pensadores franceses). O discurso popular é fácil falar, mas com que ordem? Melhoria no Presidencialismo que se adota o “progresso” que neste é uma aparente à primeira vista feita por uma pessoa Carismática que tem seu ideal “utópico” quanto ao modo operando do progresso.
Quando o progresso que tanto falado e escrito na bandeira brasileira está correspondendo aos desejos da sociedade brasileira, pode ser na cabeça do dirigente presidencial.
Mas qual é a ordem? Às vezes significa mais, às vezes menos, mas quase nunca o todo da o que a sociedade humana precisa exceto melhoria e precisa aceitar uma obediência. Um governo é dito para preservar a ordem, se ele consegue se obedeceu se uma melhoria para coisa publica (Republica).
Mas há diferentes graus de obediência que vimos na longa historia do presidencialismo brasileiro onde o clientelismo é praxe.
Sempre há um despotismo absoluto exige que o indivíduo cidadão deva obedecer incondicionalmente cada mandato das pessoas em autoridade. Pelo menos deve limitar a definição de tais mandatos como são geral e emitido na forma deliberada das leis e que não trás o “Progresso” e “Ordem”.
Assim entendida, exprime-se, sem dúvida, um atributo indispensável do governo Presidencialista foram incapazes de fazer suas ordenanças obedecidas, não pode ser dito para governar que demonstrou nosso sistema.
Ainda estamos procura de um propósito, que o governo deveria cumprir, distraído da ideia de melhoria que passa por um clientelismo desde seu nascedouro e não tem que ser sempre esta forma.
Por isto, o Parlamentarismo e um sentido um pouco mais alargado, ordem significa a preservação de paz pela cessação da violência privada de um grupo que usa as forças de suas autoridades em disputas onde o Presidente negocia cargos.
Para ter uma maioria ao tomar uma decisão que estreita uma administração moderna, ordem e progresso são para preservar e aumentar o bem estar social.
Aonde as qualidades nos cidadãos individualmente que conduz a maioria manter-se a quantidade de boa conduta, de boa gestão, de sucesso e prosperidade, que já existem na sociedade e toda a gente vai concordar que essas qualidades são as integridades, a justiça, e prudência. Mas não são estas, de todas as qualidades, o mais propícias para melhoria no Presidencialismo não terá progresso e ordem.
No entanto, ele já acenou a probabilidade do Parlamentarismo, isto já é um avanço, mesmo sendo agora presidencialista e distribuindo cargos, ou, seja, no clientelismo, por isto, ele começa mal, vamos ver o depois.





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